" A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." (Óscar Wilde )

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Ensino da Escrita - A Dimensão Textual

A linguagem escrita é um instrumento de elaboração do conhecimento, de cada um de nós.

Portanto, aprender a escrever é, aprender a encontrar ideias e ser capaz de as organizar consoante a intenção  comunicativa, proporcionando aos alunos a oportunidade de lerem e escreverem todos os tipos de texto, de uma forma  contextualizada, diversificada e natural.

 No processo de escrita estão implícitas as questões linguísticas, cognitivas e translínguisticas complexas do processo de:
  • planeamento;
  • textualização;
  • revisão;
  • correcção e reformulação do texto 
Com o apoio  da "Fábrica de Histórias", foi dada a oportunidade aos alunos de planificarem, com o suporte da prancha , organizarem as ideias e  escreverem, a par ou em grupo,  lindos textos...


No momento da planificação e depois... a produção.




 E assim começa a história...






3 comentários:

Ana Leal disse...

Uma vez mais, venho dar os parabéns à formadora Bina, às minhas colegas professoras e principalmente aos nossos alunos pelo trabalho desenvolvido. É bom poder partilhar, no dia a dia, as experiências e saberes de todos os colegas. Só com a partilha e a troca de saberes conseguimos enriquecer-nos profissionalmente. E, desta forma, seremos de certeza melhores EDUCADORES. O s nossos alunos agradecem.

Ana Leal

Monique Machado disse...

Olá, seria possível enviar as figuras da produção, e mais as atividades que trabalhou? Vi que tinha um aluno com uma fichinha com bolinhas na mão, não entendi o que era. E uma folha para a produção em cima da mesa. Ficaria muito feliz se pudesse me enviar o material. Trabalho com Projeto de Letramento em turmas de 1º a 5º ano e essa atividade seria maravilhosa para as turmas de 4º e 5º ano. Até para os 3ºs adaptada. Se puder enviar te agradeço muito. moniquevbotelho@gmail.com

Monique Machado disse...

Olá, consegui todas as fichas pesquisando pelo nome Fábrica de Histórias, mas gostaria de receber as fichas que utilizaram com os alunos para fazer a produção. Seria possível me enviar? Obrigada.
moniquevbotelho@gmail.com