" A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." (Óscar Wilde )

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reflectindo...


José Régio é considerado um dos grandes vultos da moderna literatura portuguesa.
Em 1919 licenciou-se no curso de Filologia Românica (Português e Francês) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em 1927, José Régio iniciou a sua carreira de professor no Liceu Alexandre Herculano (Porto). No ano seguinte, foi transferido para o Liceu Mouzinho da Silveira, em Portalegre, onde leccionou durante 34 anos.

Recebeu em 1966, o Prémio Diário de Notícias e, em 1970, o Prémio Nacional da Poesia.

Hoje em dia, as suas casas em Vila do Conde e em Portalegre são casas-museu.

Porquê esta reflexão? Fiquei  impressionada com o li  em "Algumas observações e impressões feitas durante o meu ano de prática pedagógica (2º ano de português)" in Isabel Cadete Novais - José Régio Itinerário Fotobiográfico. S.I: INCM, 2002, p. 96

" Começara eu a dar aulas com a impressão antecipada de que uma aula de português deveria constar:
1º de leitura;
2º de exposição e explicitação do texto;
 3º análise gramatical e lógica,  etc...
                                             assim me tinham dado aulas a mim.

(...) Agora que eu era professor, eu reconhecia que esta mecanização do ensino não só provocava, e justamente o tédio dos alunos, como também o do professor.

(...) eu pensava que o enfado dos alunos numa aula - é uma grande parte justa acusação feita ao professor ... e ao programa"

Para reflectirmos...  Será possível, que após tantos anos ainda se continue a utilizar esta metodologia com a qual,  José Régio em 1927, já achava que a mecanização do ensino provocava o tédio aos alunos?


Sem comentários: