" A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." (Óscar Wilde )

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Compreensão de textos

O ensino da compreensão de textos implica que as crianças sejam familiarizadas com tipos variados de textos e lhes sejam ensinadas estratégias gerais de automonitorização da leitura e estratégias específicas para a abordagem de cada tipo textual.
É necessário um ensino explícito de estratégias para desenvolver a fluência; antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura.

Iremos abordar todos os tipos de textos, para se aprofundarem os objectivos intencionais de compreensão da leitura. Neste momento, todos os docentes estão a trabalhar os textos instrucionais, que têm como objectivo realizar algo de acordo com procedimentos sequenciais enunciados.




Na exploração dos textos instrucionais, houve uma grande diversidade de actividades.

As dobragens seguindo as instruções

As receitas


As receitas fantásticas...


A apresentação dos diferentes tipos de instruções
Foi mobilizado o conhecimento prévio dos alunos, foram analisados vários textos descontínuos com instruções, que consideramos ser material importante de leitura porque faz parte da vida quotidiana  de qualquer cidadão.


Os horários

As linhas do metro

As etiquetas

Seguindo instruções,  tinham como finalidade  encontrar os ingredientes para a elaboração dos bolinhos de chocolate.




Elaboração das instruções, de uma experiência realizada anteriormente




Construção de um mobil seguindo instruções



Foi uma semana rica de experiências e aprendizagem. Parabéns aos professores e aos alunos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Carnaval

Não se sabe exactamente qual a  origem do carnaval, apesar de  vários  historiadores tentarem encontrar a sua origem.

Alguns estudiosos relacionam o começo das festas carnavalescas, com os cultos feitos pelos antigos povos, como uma forma de agradecer e louvar uma boa colheita agrícola.
Mas para outros historiadores, relatam que o seu início teria acontecido muito mais tarde, no Egipto, com danças, ritmos, festas e pessoas mascaradas.
Apesar de não sabermos qual foi a verdadeira origem do Carnaval, é certo  que a dança, os festejos, os cânticos e a celebração, sempre estiveram presentes na vida e na evolução dos homens e das sociedades.

Seja qual for a sua origem, é uma grande alegria para as crianças. Pois, podem divertir-se mascarando-se, desfilando,  e fazendo tudo aquilo, que ao longo do ano não podem fazer.
Amanhã, todas as escolas vão fazer o desfile, pelas ruas da Trafaria,  numa grande animação.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua

Actualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionam espaços amplos de intervenção pedagógica que incrementam competências junto dos alunos: dinamismo, sentido de globalidade, criatividade, consciência crítica e reflexiva, organização de informação, comunicação e autonomia.


Com o aumento do acesso a estas novas tecnologias, os professores têm a oportunidade de explorar formas diferentes de ensinar.
  • Os trabalhos não ficam “fechados na escola”;
  • os alunos envolvem-se mais facilmente nas actividades;
  •  aumenta a responsabilidade dos alunos e do professor;
  • pode proporcionar um maior envolvimento da família.

A Poesia... uma inspiração...

Continuando a "Produzir"... As chuvas de ideias

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um desafio às Formandas Professoras....

Concurso "Conta-nos uma história"

O Concurso “Conta-nos uma história!”, é promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL).
 Este projecto pretende fomentar nas  escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, o  incentivo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.

Esta iniciativa consiste na produção de histórias gravadas em formato áudio digital, por equipas de alunos de Educação Pré-escolar ou de 1.º Ciclo do Ensino Básico, coordenadas pelos respectivos professores/educadores.
As histórias podem ser originais ou serem  recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas conhecidas daqueles que participam.
No entanto, devem incluir  um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

Mais informações em:
http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=293

Desenvolvendo a Consciência Fonológica

"Aprender a ler e a escrever não é um processo natural como o de aprender a falar".
Um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da cadeia de fala (em frases, em palavras, em sílabas e em sons).
 O treino da consciência fonológica, no contexto pré-escolar e no 1º Ciclo, está directamente relacionado com o  sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita, o que tem implicações no sucesso escolar em geral. 

Por isso, a sistematicidade e a consistência devem ser a forma de estimular a oralidade e a consciência fonológica.






Os pictogramas

O Sabor das Palavras...


Trava-línguas


Pesquisando... Criando...Produzindo...

Os Mapas Semânticos são actividades que estimulam o estabelecimento de redes semânticas. Contribuem, portanto, para o aprofundamento do conhecimento lexical das crianças. Estas actividades tomam como elemento central uma entidade ou um conceito expresso por uma palavra e associam-lhe outras palavras.

Na elaboração de mapas semânticos, o uso de cores ajuda as crianças a tomarem consciência das relações que se estabelecem entre as palavras usadas.






















Imaginação... Criação... Produção...

As Poesias                                          
    






A Lenda do São Martinho construída em poesia, pelos alunos.

Era uma vez
um soldado Martinho
que a cavalo
andava sozinho.

A caminho de casa
encontrou um mendigo
que pedia ajuda
e abrigo.

No meio da floresta
num dia de tempestade
Martinho ajudou um mendigo
e aconteceu um milagre.

O mendigo estava triste
e até chorou.
Martinho cortou sua capa
e assim o ajudou.

Cortou sua capa ao meio
e ao mendigo deu metade
com este gesto
mostrou bondade.

Quando martinho cortou a capa
a tempestade parou,
o dia ficou quente,
e o Sol até tarde brilhou.

E assim acaba a história
da lenda de São Martinho
que foi para casa alegre
comer castanhas e beber vinho.


As Rimas
                       




Os caligramas