O ensino da compreensão de textos implica que as crianças sejam familiarizadas com tipos variados de textos e lhes sejam ensinadas estratégias gerais de automonitorização da leitura e estratégias específicas para a abordagem de cada tipo textual.
É necessário um ensino explícito de estratégias para desenvolver a fluência; antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura.
Iremos abordar todos os tipos de textos, para se aprofundarem os objectivos intencionais de compreensão da leitura. Neste momento, todos os docentes estão a trabalhar os textos instrucionais, que têm como objectivo realizar algo de acordo com procedimentos sequenciais enunciados.
Na exploração dos textos instrucionais, houve uma grande diversidade de actividades.
As dobragens seguindo as instruções
As receitas
As receitas fantásticas...
A apresentação dos diferentes tipos de instruções
Foi mobilizado o conhecimento prévio dos alunos, foram analisados vários textos descontínuos com instruções, que consideramos ser material importante de leitura porque faz parte da vida quotidiana de qualquer cidadão.
Os horários
As linhas do metro
As etiquetas
Seguindo instruções, tinham como finalidade encontrar os ingredientes para a elaboração dos bolinhos de chocolate.
Elaboração das instruções, de uma experiência realizada anteriormente
Construção de um mobil seguindo instruções
Foi uma semana rica de experiências e aprendizagem. Parabéns aos professores e aos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário