" A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." (Óscar Wilde )

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Ensino da Compreensão de Textos de Teatro

A leitura de textos de teatro e a representação dos mesmos pelas crianças é de grande importância no desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.

A expressão dramática na educação actual, tem grande valor porque potencia a capacidade de observação e  expressividade.

Para além disso, representar melhora a sua auto-estima e o seu autoconhecimento.


Neste processo, não só se  consciencializam das possibilidades expressivas do seu corpo, como também aprendem a manipular e a explorar diversos instrumentos, com o objectivo de conhecerem as suas possibilidades expressivas.


Além disso, a leitura oralizada é mais atractiva quando acompanhada de gestos e movimentos, os quais contribuem para uma maior facilidade de  memorização dos textos.



O trabalho com textos de teatro é um bom meio para cativar o interesse das crianças na prática de actividades de leitura oralizada.
Neste sentido, todas as docentes se esforçaram para trabalhar com os seus alunos um texto dramático, investigando...

escrevendo acrósticos


Fazendo chuvas de ideias




 dando a conhecer aos seus alunos, a origem e os diferentes

tipos de teatro,
 criando o

guarda -roupa,

construindo os cenários







representando...










Sem comentários: