" A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." (Óscar Wilde )

domingo, 15 de março de 2009

O Ensino da Leitura - O Texto Teatral

Desenvolvimento de estratégias a utilizar antes de iniciara leitura

A partir da peça de teatro a "Fera Amansada" a professora incentiva os alunos a falarem sobre as suas experiências e conhecimentos acerca do mundo do teatro (idas a espectáculos teatrais; dramatizações/representações realizadas em contexto familiar e contexto escolar. Explora o espaço físico do teatro; palco, bastidores, plateia, etc... Relativamente à representação; actor, encenador, cenário, adereços, guarda-roupa,...) Prepara a leitura, apresentando alguns cartazes e, de seguida escreve no quadro o título do texto perguntando aos alunos o que lhes sugere. A professora lê em voz alta, a peça e, vai questionando os alunos sobre as personagens. Solicita aos alunos que sublinhem com marcadores diferentes, o nome das personagens nas falas que vão ler. De seguida, os alunos vão ler a peça, " O Patinho Feio", representando cada um a sua personagem. A seguir transcreve-se a peça...

O Patinho Feio
NarradorEra uma vez uma pata que estava a chocar sei ovos. Os primeiros cinco patinhos saíram das cascas em pouco tempo, mas o sexto não queria sair.
Mãe Pata(Impaciente dirigindo-se ao patinho que tardava em sair do ovo.)
- Vá lá, despacha-te. Já te choquei o tempo suficiente. Salta cá para fora!
( A casca do ovo abre-se, finalmente, e sai de lá um patinho diferente dos outros.)
O que é isto? Que coisa tão feia! Deve ser uma partida! Certamente alguém trocou um dos meus ovos por este. Mas é fácil tirar isto a limpo. Se ele não quiser entrar na água ficamos a saber que não é um pato.
Patinhos-Mãe, mãe, queremos ir nadar para o lago.
(Entram todos na água incluindo o Patinho Feio.)
Mãe PataAfinal sabe nadar! Pensei que fosse um pintainho…E até nada bem… Afinal não é assim tão feio Meninos… Vamos visitar os nossos vizinhos da quinta…
- E tu (disse, dirigindo-se ao Patinho Feio) põe-te atrás dos outros e procura não dar nas vistas.
Galinha(Ao ver o Patinho Feio)
- Olá Mãe Pata… O teu Patinho tem uma cor tão feia! É cinzento… e não amarelo como os outros!
Peru(O Peru, admirado, comentou:)
- E tem umas pernas tão compridas…
Galo(O galo riu-se e fez rir todos os outros.)
- Olhem só para a penugem que ele tem na cabeça! É rija e espetada! Ah! Ah! Ah!
Patinho Feio( O Patinho Feio, falando com os seus botões disse:)
-Sou um infeliz… Todos se riem de mim! Até a dona da quinta me afasta a pontapé quando nos traz a comida! Se eu, ao menos, conseguisse saltar por cima do muro…
Vou tentar… É agora ou nunca…
A mãe não está a ver: Vou espreitar…
NarrradorE foi assim que o Patinho Feio fugiu da quinta.
Passou muito tempo escondido entre as ervas, perto de um grande lago.
Um dia, o Patinho acordou e deu conta que tinha chegado a primavera.
No céu havia bandos de andorinhas e algumas aves brancas, de longo pescoço… que regressavam da sua viagem de inverno.
Patinho Feio- Que aves tão bonitas! Dava tudo para ser como elas…
Cisne
- Olá irmão. Eu sou o cisne branco. E tu? Que fazes aqui tão sozinho?
Patinho Feio( O patinho feio surpreendido respondeu: )
- Eu … teu irmão? Estás a brincar comigo! Não passo de um pobre pato feio!...
Cisne- Porque dizes isso? Aproxima-te da água e vê a tua imagem… Vês? … És igual a mim!
Patinho Feio
(Aproxima-se da água e olha para a sua imagem aí reflectida.)
- Mas não é possível. Sou grande, branco e belo! De facto sou igual a ti… Sou um Cisne! Sou um Cisne!
Cisne- Vem comigo. Quero apresentar-te ao resto da família.
Narrador… E nunca mais o patinho feio teve de se esconder… ele cresceu e tornou-se num belo cisne.


1 -Identificaram-se as personagens e distribuiram - se pelos diferentes alunos







2 - Fez-se o mapeamento da informação da história


3 -Os alunos encontraram uma solução para o final da história


4 -Registo síntese sobre as personagens da peça



- Cada aluno escolhe a personagem que vai representar.

- Depois das escolhas feitas, iníciam-se os ensaios para a apresentação da dramatização.

4 comentários:

Anónimo disse...

dorei esse site bacana memso, eu tava num beco sem saida,para fazer essa peça,agora ta tudo solucionado!

Unknown disse...

Adorei, esta peça veio na hora certa, eu precisava ressaltar a diferença entre as pessoas e agora vou apenas adaptá-la.
Parabéns!!!

Paulo Sergio disse...

gostei do roteiro, vou tentar encenar com meus alunos de 4º ou 5º anos. valeu. Parabéns e manda mais.

Érica Castro disse...

Quero agradecer. Estou cursando o magistério e um de meus trabalhos com minhas amigas é apresentar um peça. Escolhemos a história do Patinho Feio e este texto vai nos ajudar muito. OBRIGADA!