" A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." (Óscar Wilde )

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A peça de teatro " A Fera Amansada"

Todos os alunos da EB1/JI da Quinta da Cabouca, foram ao TIL ver a peça "A Fera Amansada", de William Shakespeare.
Esta peça é uma comédia musical para crianças. Conta a história de Catarina, uma jovem muito brava, que é pedida em casamento por um fidalgo Petruchio, recém chegado de Verona. Uma história divertida e cativante, que fala sobre amor, amizade e transmite às crianças que o amor é mais importante do que bens materiais.
Mapeamento da informação sobre a peça " A Fera Amansada" para depois do esquema síntese se proceder à organização textual.

Há muito tempo vivia em Pádua, cidade de Itália, um Homem muito rico chamado Baptista Minola, com as suas duas filhas. A mais velha chamava-se Catarina e a mais nova Bianca.Catarina tinha uma personalidade muito forte e, por isso, era conhecida em toda a vila por “Catarina, a fera”. A irmã mais nova, Bianca, era muito doce e bonita e por isso tinha muitos pretendentes, ao contrário da sua irmã.Os seus pretendentes, Hortênsio e Grémio, queriam a mão de Bianca, mas o pai, Baptista Minola, queria casar Catarina primeiro por esta ser a mais velha.Semanas mais tarde apareceu Lucêncio, um jovem músico que veio para a cidade com a intenção de estudar música. À chegada viu Bianca à janela e apaixonou-se imediatamente por ela, logo, tornou-se mais um pretendente.O tempo foi passando e eis que aparece Petrúchio, um jovem com um feitio muito semelhante ao de Catarina que, ao vê-la, se apaixona logo por ela.Petrúchio foi falar com Baptista Minola para lhe dizer que queria casar com Catarina por estar muito apaixonado, no entanto pediu-lhe um dote de vinte mil coroas.Catarina, obrigada a casar, casou, pensando que depois do casamento iria viver para um palácio, só que, quando chegou a casa de Petrúchio ficou muito admirada pois o palácio com que ela sonhava era, na verdade, uma casa muito mal tratada.Nessa casa viviam também três criados que avisaram Catarina que Petrúchio os tratava mal e que podia vir a tratá-la mal também devido ao seu feitio.Catarina resolveu então mudar a sua maneira de ser e resolveram-se todos os seus problemas.Passado algum tempo Bianca casou com Lucêncio e Catarina e Petrúchio foram ao casamento.As duas irmãs estavam casadas e felizes.Petrúchio tinha, finalmente, amansado o coração de Catarina.
Beatriz Jesus
Catarina Augusto
Inês Esteves
Márcia Pinto
( 3º B )

Sem comentários: